Dia de Campo de Ovinocultura em 2022 com assessoria da ATeG do Senar-MT
A ovinocultura é uma das 13 cadeias produtivas atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso Senar-MT. Atualmente, 45 produtores dessa área recebem orientações periódicas dos técnicos de campo credenciados à instituição. Sobretudo, nos municípios de Alto Araguaia e Campo Verde. No entanto, dentre eles está a Fazenda São Francisco, da produtora Fran Campos, onde aconteceu o Dia de Campo de Ovinocultura em 2022. Fran Campos e a família são criadores de ovelhas em Campo Verde, a 140 quilômetros de Cuiabá. Sendo assim, há menos de um ano sendo atendida, Fran já tem tido bons resultados no gerenciamento da atividade.
“Nós produtores temos uma dificuldade grande de fazer conta. A assistência técnica ATeG do Senar-MT traz profissionalização para a propriedade. Com isso, temos um retorno financeiro muito mais eficiente”, destacou Fran.
Além da gestão, a assistência ajuda o produtor a aumentar a produção
O gerente sindical e mobilizador do Sindicato Rural de Campo Verde, Adair Hanzen acrescenta que além da gestão, a assistência ajuda o produtor a aumentar a produção. “Ele aprende a melhorar a rentabilidade. Por isso impacta por demais e diretamente na economia do município e com a capacitação podemos então profissionalizar o negócio”.
Dessa forma, os interessados em fazer parte do programa devem procurar o Sindicato Rural que atende o seu município. A boa notícia é que os atendimentos não oneram custos aos produtores rurais.
De acordo com o coordenador da ATeG, Armando Urenha, essa é uma forma de retornar ao campo a contribuição do produtor rural. “Enfim, a ideia é contemplar o produtor com uma assistência que o auxilie na condução do seu dia a dia e torne a propriedade economicamente viável”, destaca Urenha.