No momento, você está visualizando Três sites para ler livros gratuitos na Internet
Pesquisadores e estudantes podem ler livros gratuitos na Internet com serviços focados em diversos assuntos

Três sites para ler livros gratuitos na Internet

Existem serviços focados em diferentes assuntos; pesquisadores e estudantes podem ler livros gratuitos na Internet

Ler livros gratuitos na Internet é o desejo de muitos leitores. Graças a sites que disponibilizam exemplares digitais, é possível consumir obras direto no navegador, seja pelo computador ou por meio de celulares Android e iPhone (iOS). Ou então, baixá-las em formatos como PDF e ePUB, que oportunizam a leitura no Kindle e outros e-readers.

Existem serviços focados em diferentes assuntos. Para pesquisadores e estudantes, o site Cultura Acadêmica é uma boa alternativa. Interessados em gêneros contemporâneos, por sua vez, podem recorrer à página da Biblioteca de São Paulo e fazer um empréstimo digital. Em seguida, veja cinco sites para ler livros online e grátis.

1. Google Livros

O Google Livros (https://books.google.com.br/) é uma das principais opções de sites para ler livros grátis. A plataforma tem uma barra de pesquisa semelhante à do tradicional buscador e, para fazer uma consulta, basta informar o título do livro, autor ou palavras-chave relacionadas à obra. É possível encontrar títulos nacionais e internacionais. As edições são acessadas online, não havendo necessidade de fazer download do arquivo.

Todavia, vale ressaltar que nem todos os livros estão disponíveis para leitura na íntegra. Principalmente os que ainda não caíram em domínio público. Na página de identificação do livro, porém, o Google informa lojas online que podem ser acessadas para adquirir a versão física ou virtual do exemplar.

2. Biblioteca de São Paulo Digital

A Biblioteca de São Paulo Digital (BSP) impressiona pela variedade do acervo. É possível encontrar desde títulos clássicos, já disponíveis em domínio público, até títulos contemporâneos do gênero young adult. O serviço está disponível na versão web (https://spleituras.odilo.us/) e também no aplicativo oficial da BSP. Dessa forma, segue o esquema de uma biblioteca tradicional e permite fazer um “empréstimo” digital de até duas obras por 15 dias.

Para acessar a BSP e ler livros gratuitos, é necessário ter o número de matrícula de sócio da biblioteca. Portanto, quem não tiver registro pode fazer um novo cadastro totalmente online e grátis. Por exemplo, cada livro contém descrição, avaliação de leitores, sinopse e informações completas de publicação, como número de páginas, editora e autor. Afinal, os títulos disponíveis em versão digital na íntegra aparecem no botão “Emprestar”.

É necessário devolver o livro ao finalizar a leitura online. Ao mesmo tempo, se quiser, o usuário também pode fazer reservas dos livros físicos na própria Biblioteca, utilizando a opção “Reservar” para separar o conteúdo. Em suma, o site da BSP ainda permite organizar listas, adicionar favoritos e compartilhar o livro do momento como dica de leitura nas redes sociais.

3. Cultura Acadêmica

O site Cultura Acadêmica (https://www.culturaacademica.com.br/) pertence à Editora da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e, como o próprio nome indica, disponibiliza publicações acadêmicas de diferentes áreas. Estudantes de Ciências Humanas, podem recorrer ao acervo do site para ler livros de graça e aprofundar os estudos.

Além disso, há leituras disponíveis para compra diretamente pela plataforma. Para acessar os livros é só fazer um cadastro rápido e gratuito. Ainda assim é possível pesquisar pelo título ou autor através da barra de busca.

Para ler a obra, basta fazer download do arquivo em PDF ou ePUB (formato próprio para e-readers). Ao passo que, cada livro oferece sinopse e descrição completa, e os usuários podem salvar títulos na estante para ler posteriormente.

Cada página contém descrição completa da leitura ou conteúdo, apresentando o nome do autor e dados da publicação. É possível fazer o download do arquivo digital em PDF ou então a imagem, para acessar o material sem precisar de Internet.

Fonte: TechTudo