Você está visualizando atualmente Terremoto atinge cidade de Nova York, nos EUA e assusta população
Um terremoto de magnitude 4.8 atingiu a cidade Nova York, nos Estados Unidos, por volta das 10h20 (horário local), desta sexta-feira (5).

Terremoto atinge cidade de Nova York, nos EUA e assusta população

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), terremoto teve 4.8 de magnitude

Um terremoto de magnitude 4.8 atingiu a cidade Nova York, nos Estados Unidos, por volta das 10h20 (horário local), desta sexta-feira (5). O Serviço Geológico dos EUA, informou que o epicentro do tremor foi na cidade de Líbano, em Nova Jersey, a cerca de 80 km de Manhattan.

Nas redes sociais, moradores e turistas disseram que o tremor foi leve, mas que chacoalhou os prédios da cidade. O terremoto também foi sentido em cidades próximas, como Filadélfia e Boston. De acordo com o New York Times, moradores saíram correndo para as ruas se perguntando o que havia acabado de acontecer.

Assim, os aeroportos da costa Leste chegaram a interromper o tráfego aéreo e sirenes tocaram por toda a cidade. No X (antigo Twitter), o porta-voz da prefeitura Fabien Levy, afirmou que não houve grandes danos. “Embora não tenhamos nenhum relatório de grandes impactos neste momento, ainda estamos avaliando o impacto”, escreveu Levy.

Brasileiro achou que fosse um ataque

O galerista brasileiro Bernardo Abreu disse que chegou a pensar que o tremor pudesse ser um ataque.

“Por volta de umas 10h20, eu estava trocando de roupa no quarto. Comecei a sentir umas vibrações o teto e achei que era no andar de cima. Quando eu olho para o meu closet, as roupas estavam todas tremendo. Demorou mais ou menos uns 10, 15 segundos. Eu achei que era um ataque, alguma coisa assim. Aí eu procurei por notícias e vi que tinha sido um terremoto. Mas a área mais atingida foi Connecticut, um pouco mais pra cima”, disse.

Nas redes sociais, usuários também relataram ter sentido o tremor. “O mais forte que já senti aqui”, disse um perfil. “Desde quando temos terremotos em Nova York?”, questionou outro.

A imprensa dos Estados Unidos diz que Filadélfia e Washington também sentiram o abalo.

O Departamento de Polícia de Nova York disse que não houve relatos de danos ou feridos. De acordo com a polícia, ainda não avaliaram os impactos e o prefeito está sendo informado sobre os desdobramentos do terremoto.

O governador de Nova Jersey, Phil Murphy, pediu que as pessoas evitem ligar para o 911 – número para emergências no país. “Ativamos nosso Centro Estadual de Operações de Emergência. Por favor, não ligue para o 911, a menos que tenha uma emergência real”, escreveu. Segundo ele, o epicentro ficou perto de Readington, no condado de Hunterdon.

Sistema de emergências de NY pede que pessoas se comuniquem com as outras por mensagem para avisar que estão bem. “Se você estiver em perigo, ligue para 911. Para relatar problemas não emergenciais, ligue para 311”, orientam.