Para fisiculturista, o segredo de ser mais velho do mundo é a adaptação ao que é melhor para si
Com o título de fisiculturista mais velho do mundo concedido pelo Guinness Book, Jim Arrington, dos Estados Unidos, dá exemplo de qualidade de vida, saúde e força de vontade.
Jim conquistou o título do Guinness Book, o Livro do Recordes, em 2015, aos 83 anos. Jamais parou de malhar e cuidar da saúde. É um exemplo de dedicação e determinação, sem falar na ousadia, pois já posou nu para uma revista.
Com uma história de menino frágil e asmático, Jim resolveu mudar o destino. Aposentado como profissional de vendas e bisavô, ama fisiculturismo e há décadas participa de competições, sempre vencendo e recebendo prêmios.
Idoso, velho?
Aos 90 anos, Jim põe à prova o que é ser idoso e velho e segue vencendo competições de fisiculturismo. Mais recentemente, ele competiu em um evento da IFBB Professional League em Reno, Nevada, ficando em terceiro lugar na categoria acima de 70 anos e primeiro na categoria acima de 80 anos.
Com orgulho, Jim exige um físico incrível. O idoso disse que tinha um sonho desde criança: “Eu queria ser um super herói”.
O segredo da longevidade
Jim é completamente apaixonado por treinos. Mas ele malha por duas horas diárias, sem faltar uma vez sequer. Segundo os treinadores, o idoso é disciplinado e presente.
“O que funciona para uma pessoa em um momento de sua vida não é o mesmo [em outros momentos de sua vida]”, disse.
Foi pensando nisso que Jim mudou também a dieta alimentar. O atleta substituiu “muito leite e muita carne” que com o tempo, segundo ele, começaram a causar inflamação à medida que envelhecia, então ele decidiu mudar sua dieta “totalmente”.
Jim mudou para mais azeite, cogumelos e outros produtos igualmente saudáveis. “Achei que, se fizesse isso, poderia continuar treinando”, afirmou.