É claro que essa fórmula não se aplica a todas as questões de saúde mental. Uma parcela dos transtornos mentais é grave, exige medicamentos e precisa tratada, por vezes, de forma urgente, contundente.
Há, porém, um bom número de situações muito comuns, como é o caso da ansiedade, depressões mais leves, problemas com o sono, em que o exercício supre e até supera os benefícios do uso de remédio.
Esporte é uma maneira eficaz de tratar problemas de saúde mental
A ciência vem reunindo cada vez mais provas dessa minha experiência prática na clínica. Um trabalho publicado este ano na conceituada revista médica British Journal of Medicine, fez uma revisão de mais de 1.000 estudos que examinavam os efeitos da atividade física na depressão, na ansiedade e no sofrimento psicológico.
Descobriram a mesma coisa que venho aplicando há mais de 20 anos: o esporte é uma maneira eficaz de tratar problemas de saúde mental. Podendo, inclusive, ser mais eficiente do que medicamentos. Descobriu-se também que quanto mais intenso é o exercício, mais benefícios para a saúde mental traz.
“Isso aconteceu comigo mesmo. Desde que comecei a praticar esporte, tenho uma qualidade de sono infinitamente melhor. Aliás, fiquei mais clamo e muito mais focado para realizar os meus compromissos profissionais”, conclui o dr. Arthur Guerra.