Como anda a sua vitamina B12? A deficiência pode causar sérias consequências, desde anemia até comprometimento cognitivo e emocional
Você já parou para pensar que a deficiência de vitamina B12 pode ser mais do que uma simples carência nutricional? Além de afetar a nossa saúde física, ela também está ligada a questões emocionais, como a depressão. Imagine só: um nutriente capaz de influenciar tanto o corpo quanto a mente.
A vitamina B12, portanto, desempenha diversas funções essenciais no organismo, desde o metabolismo celular até a formação do DNA. Mas seus benefícios vão além. Ela está diretamente relacionada à saúde do sistema nervoso, à função cognitiva e até mesmo à proteção dos olhos contra doenças degenerativas.
No entanto, sua absorção pode ser um verdadeiro desafio. Assim, desde distúrbios estomacais até condições como a anemia perniciosa, diversos fatores podem comprometer o aproveitamento desse nutriente tão vital.
Funções da B12
A vitamina B12 atua principalmente no metabolismo das células e na produção de DNA. Especialistas apontam também outros processos em que o nutriente está envolvido.
- Formação da bainha de mielina (estrutura presente nas células nervosas que facilita a propagação dos impulsos nervosos);
- Funcionamento normal do cérebro e do sistema nervoso;
- Função cognitiva (capacidade de pensar);
- Regulação dos neurotransmissores e o metabolismo cerebral;
- Formação de glóbulos vermelhos;
- Proteção dos olhos contra a degeneração da retina;
- Produção de energia no corpo com o uso de ácidos graxos e aminoácidos.
O que pode causar a deficiência de B12
Conforme os nutricionistas, a absorção da vitamina é complexa. No estômago, a vitamina B12 precisa se ligar a uma proteína chamada Fator Intrínseco para ser adequadamente absorvida. Em seguida, deve percorrer todo o intestino delgado até o íleo terminal, onde pode ser absorvida pela corrente sanguínea.
Então, pessoas em que o Fator Intrínseco não está presente, a absorção da B12 está comprometida. É o caso de distúrbios estomacais ou condições como anemia perniciosa. Portanto, há outras situações em que há limitação da absorção. Inflamação intestinal, como na doença de Crohn, síndrome do intestino irritável e doença celíaca, podem dificultar a absorção da vitamina B12.
Além desses, outros causadores para a deficiência da B12 são:
- Má forma genéticos que afetam o transporte pelo corpo;
- Ingestão alimentar inadequada;
- Veganos e vegetarianos que não fazem suplementação da vitamina;
- Cirurgias gástricas (bariátricas);
- Medicamentos (Metformina, inibidores da bomba de prótons e os usados para tratar úlcera péptica).
Sintomas da deficiência
De modo geral, os sintomas associados a deficiência de B12 são:
- Depressão;
- Comprometimento cognitivo, incluindo problemas de memória, concentração assim como função mental reduzida, especialmente em idosos;
- Fadiga;
- Dores de cabeça;
- Mudança de humor.
Além disso, como a deficiência da vitamina também pode causar anemia, outros sintomas podem ocorrer:
- Falta de ar e batimentos cardíacos irregulares;
- Dor na boca ou língua;
- Perda de peso;
- Pele pálida ou amarelada;
- Diarreia;
- Problemas menstruais.